Vinho: Jesus tomou, na última Páscoa e na primeira Ceia; vinho, como nós o conhecemos hoje, ou o puro suco da uva?
Dedico esse texto a (FMS-JF)Recentemente estive discutindo isso com um grande amigo. O assunto começou quando ele me convidou pra beber uma cerveja, pois tinha dito a ele que queria passar um fim de semana na casa dele pra trocarmos algumas idéias. Ele é uma pessoa que... sabe aquela pessoa com quem você gosta de falar, porque ela só fala o que te agrada? Ele é dessa forma! Até mesmo as coisas que ele fala que soa com som desagradável, se torna agradável rapidamente. É uma benção!
Então!?
Eu disse a ele, logo em seguida, que esse convite desagradaria o Senhor, ofenderia a minha espiritualidade etc e tal; mas ele disse que Jesus bebia vinho. Respondi a ele que: o vinho, do qual ele estava me falando, não era vinho, mas sim o suco da uva. Então ele me disse que vinho sempre foi vinho e não suco. Não concordei! Não com a questão de que vinho, no passado, fosse suco, mas na questão de que aquilo que Jesus tomou e deu aos discípulos seja vinho. E fiquei com aquilo na mente o tempo todo.
Cheguei em casa peguei a Bíblia e fui pesquisar! E me veio à mente o seguinte: quais eram as regras pra celebração da Páscoa?! E comecei a ler desde Êxodo 12, onde se celebrou a 1° Páscoa até Atos 10: 41, que fala sobre a Ceia que Jesus celebrou em junção com a última Páscoa.
A você que está lendo este blog, peço que se você pesquisou essa história mais a fundo e sabe de algo mais claro sobre esse assunto, que não venha criticar, mas comente me dando a fonte de sua pesquisa, pois o único lugar onde tirei meu texto, foi a Bíblia. E é claro que tem muito mais histórias, que também são importantes, que falam do cotidiano dos povos do passado e do povo de Israel. A questão aqui não é dar um parecer exato, mas tentar visualizar algo obscuro que, de repente, esse algo, não nítido, pode fazer muitos tropeçarem, ta certo?!
As Regras da Páscoa, eram as seguintes: "Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel." Êxodo 12:15
"Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra. Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos.
Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa." Êxodo 12:19-21
Você reparou algo? verso 20: Nenhuma coisa levedada comereis... Aí você pode dizer: tá escrito comereis, e não: bebereis. Tá certo! Mas se a levedura transforma a massa! A fermentação-que é o mesmo que alcoólico- transforma o líquido! Também é claro que na Páscoa não se fala em vinho, nem em uva, vide ou suco da mesma; mas estou preparando seu entendimento pra chegarmos à Ceia do Senhor!
Os outros textos referentes a Páscoa você mesmo pode ler: (Números 9:5 e 28: 16; Deuteronômio 16: 1; Josué 5: 11; II Reis 23: 21; II Crônicas 30:1 e 35: 17; Esdras 6: 19; Hebreus 11: 28).
Agora vamos pra Mateus: " E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai. E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras." Mateus 26:27-30
Reparou! Ele não disse vinho.
Vejamos Marcos: "E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus. E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras." Marcos 14:23-26
Outra vez! Ele não disse vinho!
Fixemos ainda em Lucas: "E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus." Lucas 22:17-18
Aí você pode estar pensando nas Bodas de Caná, onde Ele multiplicou o vinho! Vamos ler? "E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele." João 2:1-11
Em primeiro lugar: não dá pra saber se o que esse texto chama de vinho é o vinho que conhecemos hoje! Pode ser e pode não ser! Em segundo lugar: hora nenhuma a história diz que Jesus bebeu nesta festa; é notável que a presença Dele lá não foi pra festejar e sim pra mostrar o primeiro sinal de milagre (isso é explícito)! Em terceiro lugar: Ele quis mostrar a transformação que Ele podia e pode fazer na vida do homem e da mulher!
Agora, algo interessante: O que Ele fez nesta festa, transformando Água(que soa como algo sem valor, pois tem muito e em grande quantidade) em "vinho"(que por sua vez soa como algo de muito valor, pois em toda festa deveria ter; quanto mais numa festa de casamento, casamento,naquela época, era algo muito venerado, e o produto da videira era algo caro...) pra simbolizar que Ele tem poder de transformar, por exemplo, a minha vida de um Zé Ninguém a um Homem Posicionado! Como Ele usaria a comparação com o vinho fermentado, que transtorna o sujeito; então seria de um Zé Ninguém a um Homem Descontrolado, desgovernado, cambaleado!
Agora, algo muito mais interessante: quando os filhos de Israel saíram do Egito, qual foi a promessa de Deus a eles? A promessa foi de dar uma terra que manasse leite e mel! Mas quando Calebe foi enviado a espiar a Terra Prometida, quando Israel estava quase chegando nela, o que eles encontraram lá? Videiras incríveis! Cachos de uvas imensos!
Você acha que Deus daria isso a eles pra eles fazerem vinhos pra ficarem se embriagando? É muito esquisito! Você não acha?
E outra coisa: em toda Bíblia toda hora que fala de vinho, no sentido fermentado -que conhecemos hoje como alcoólico-, ela só mostra ou denota coisa ruim! Por exemplo Noé: "E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos." Gênesis 9:20-25
A Bíblia mostra:
O erro de Noé, não foi plantar a vinha, mas fazer vinho, e o pior bebe-lo; claro que se ele fez, a intenção era beber. Porque se ele tivesse feito o suco natural da uva e bebido, ele não teria se embriagado! Há pessoas que dizem que se tomar o suco natural da uva em grande quantidade, se embriaga. Eu não acredito nisso! E aqui o ponto mais importante: o resultado final da bebedice! Maldição lançada pela boca a um fruto das suas entranhas. Fica provado que todo beberrão, em sua ação, Deus não está!
Outro exemplo As Filhas de Ló:"Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra; Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.
E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou." Gênesis 19:31-33
Veja outra vez: o vinho, no caso fermentado, serviu outra vez pra mais uma barbaridade! Será que não havia homem para essas mulheres? Ou elas estavam com suas visões e caminhos fora dos planos do Senhor? A resposta você já sabe! Sei que às vezes em nossa vida perdemos o foco de tudo, mas a esse nível... é um tanto atrapalhado! E a solução que elas pensaram, qual foi? Que gracinha! O vinho dos beberrões! Ainda tem dúvidas? Seria esse o vinho que o Lindo Mestre daria aqueles que Sua Alma Amava? Claro que não!
São várias passagens e versículos que a Bíblia cita falando contra o vinho e os beberrões! (estou sem tempo agora, mas vou postar aqui versículos da Bíblia que falam sobre isso) Por isso acho impossível que Jesus teria dado vinho, no caso alcoólico, aos seus discípulos! Lembre-se: o Espírito Dele inspirou os profetas no passado a falarem contra a bebida forte, e em especial o vinho! Agora Ele chega e da vinho aos que o seguiam bem de perto? Nesse caso Ele estaria fazendo papel de safado e mentiroso e hipócrita! Ensina uma coisa e faz outra?! Mas sei. Meu Mestre não faria isso! Tenho certeza que não!
E se vinho sempre foi alcoólico, e nenhuma bebida a partir da uva foi nomeada como vinho? Mais força ganho pra atestar que Ele não deu vinho aos seus discípulos, pois você mesmo viu: nenhum dos autores dos Evangelhos citaram vinho, na Ceia, mas todos: o fruto da vide.
É interessante que nem fala suco. Fala fruto! Da um parecer que pegavam e chupavam as uvas diretas do cacho na mesa... Mas o único que desatesta essa hipótese é o cálice. Pode ser que alguém as espremiam ali na hora! Essa seria uma das últimas hipóteses, e nem sabemos como eram as coisas direitinho naquela época, em cada local do mundo há um jeito de se comportar, ou melhor, de viver.
E mesmo nas profecias e visões que os homens de Deus tiveram, concernente ao vinho, nunca se trataram de algo bom, mas só de juízos, devassidões, punições, culpas, dívidas, pecados... só coisas ruins.
Por isso acho que não deve ser o mesmo!
Agora observe o que o Apóstolo Paulo falou a respeito de quem deseja ser um despenseiro dos Mistérios de Deus, nesse caso os Pastores, obreiros da Casa do Senhor: "Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? );" 1 Timóteo 3:1-5
Paulo poderia ter dito: "Não dado ao fruto da vide..." mas não. Ele disse vinho. E se pararmos para analisar esse texto; veremos que as características más inseridas nestes versículos, se enquadram, exatamente, num beberrão: espancador-marido beberrão bate na mulher e nos filhos-; cobiçoso de torpe ganância-todos que gostam de bebidas (naquela época o vinho era coisa chique, hoje temos muitas outras bebidas caríssimas), e de ficarem se banqueteando fins de semanas nas suas rodinhas, são pessoas que só pensam em dinheiro, prazer, estar por cima dos outros, trabalho... enfim: só em riquezas-; contencioso- nem precisa falar. Todo beberrão ama uma confusão-; avarento-pra mim é o mesmo que cobiçoso de torpe ganância.
Enfim! Não acredito mesmo que Jesus teria dado esse vinho aos seus discípulos, e nem que na festa das bodas de Caná Ele; 1° se era vinho fermentado, ter bebido. 2° fazendo a comparação de transformação do homem, usar uma simbologia de coisa baixa, transtornadora, e que, ao invés de ser um alimento sadio, ser um alimento que descontrola o sujeito! É muito esquisito!
Pare e pense!
DEUS OS ABENÇÕE!
Amém
Érique Oliveira
25|11|2013